20.2 C
Brasil
14 de outubro de 2019
Destaques Tecnologia

Caminhão mais rápido do mundo acelera com pneus Goodyear

O Volvo Iron Knight, o caminhão mais rápido do mundo, que chega aos incríveis 276 km/h equipado com pneus Goodyear, acelerou esta semana na pista do Campo de Provas da marca em Americana (SP). Em sua primeira apresentação para o mercado brasileiro, esse pesado de alta velocidade seguirá para a Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, em São Paulo, SP), onde será apresentado no estande da Volvo de 14 a 18 de outubro.

O título de mais rápido do mundo se confirmou após a quebra de dois recordes mundiais de velocidade (de 0 a 500 m e de 0 a 1.000 m). As quebras de recorde do caminhão, equipado com os pneus Iron Knight desenvolvidos pela Goodyear, foram realizadas em pista fechada, na base aérea de Fällfors, na Suécia, sob supervisão da FIA.

O Iron Knight rompeu o recorde de 0 a 1.000 m em 21,142s, numa velocidade média de 170,277 km/h. O veículo também quebrou o recorde de 0 a 500 m, percorridos em 13,673s, com velocidade média de 131,646 km/h.

Os pneus Iron Knight são resultado de colaboração contínua e de forte parceria com a Volvo Trucks, empresa líder na produção de caminhões que usa equipamentos originais Goodyear em diversos modelos.

O caminhão Iron Knight usa no eixo direcional pneus de medida 315/ 70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/ 45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças que fazem parte do portfolio e baseado na experiência adquirida pela Goodyear nas estradas. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos desenvolvidos especialmente para suportar grandes velocidades e altas temperaturas.

A Volvo Trucks e a Goodyear possuem longa e sólida história de colaboração – especialmente quando se trata de recordes mundiais de velocidade.

Em 2012 o caminhão The Mean Green tornou-se o híbrido mais rápido mundo, quando quebrou dois recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear.

“Estamos felizes em contribuir com a história do Iron Knight e dar continuidade a essa parceria de sucesso com a Volvo na quebra de recordes, que começou em 2012. Esse projeto nos dá muito orgulho por confirmar a qualidade dos pneus de caminhão que produzimos para nossos clientes, sejam montadoras ou frotas, já que o pneu Iron Knight é baseado nos modelos de carcaça comercializados todos os dias pela Goodyear”, explica Eduardo Gualberto, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear Brasil.

A Goodyear projeta pneus de corrida leves e pesados há 120 anos. Em todas as categorias são aplicadas ciência e tecnologia para desenvolver produtos que atendam às condições mais extremas.

Os resultados alcançados nas pistas de alta velocidade e competição off-road são usados para criar pneus com alto nível de desempenho e sofisticação para o dia-a-dia de consumidores e frotas.

Related posts

Roubo de cargas causa prejuízo de R$ 1,5 bilhão e chama a atenção

Maria Alice Guedes

Caoa fecha acordo para comprar fábrica e produzir caminhões da Ford

Maria Alice Guedes

Japão lança protótipo elétrico de carro voador e quer massificar transporte aéreo urbano até 2030

Maria Alice Guedes

Deixe seu comentário